segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Atendimento e vendas: Entrevista ao Jornal Exclusivo

Normalmente o atendente do caixa é uma pessoa que fica só nesta área da loja, cabendo a outros vendedores a abordagem ao cliente. Essa fórmula, contudo, vem sendo questionada por muitos especialistas. O professor e consultor de vendas e atendimento Eduardo Frederico Dias Pereira de Oliveira (Recife/PE), diz que, além de não ser correta, esta é uma fórmula obsoleta. "Dentro de uma organização, todos são vendedores e, tanto o empregado quanto a empresa, devem assumir essa postura se quiserem garantir sua empregabilidade e sobrevivência no mercado", frisa.


Ele enfatiza que a maioria dos negócios no varejo não podem se dar ao luxo de ter em seus quadros apenas profissionais "especialistas" em determinadas áreas. O diferencial competitivo não está no produto que se vende ou no serviço que se presta, mas no atendimento e no entendimento das necessidades do cliente. "Focar o cliente, prestando-lhe um atendimento eficiente e eficaz, desde a entrada dele na loja até a entrega do produto em seu domicílio, passa a ser a principal preocupação das empresas com gestão moderna", conclui.

Por: Lia Nara Bau

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010


Passados os festejos de final de ano e as férias de janeiro, é hora de começarmos a por em prática o nosso planejamento para 2010. Se você já definiu suas metas e seus objetivos para este ano, é hora de criar as estratégias, escolher a melhor forma e o melhor caminho para alcançar esses objetivos. 
Neste momento, é muito importante saber onde se quer chegar para não escolher o caminho mais difícil ou até mesmo impossível de ser trilhado. Algumas pessoas costumam impor para si mesmas, desafios e metas inatingíveis e que só causam sentimentos de incapacidade e de fracasso quando o objetivo não é alcançado.
Procure estabelecer pequenos objetivos para curto espaço de tempo e grandes objetivos e metas, para longo prazo. Isso quer dizer que se você tem uma grande meta, saiba que muitas vezes precisará de um tempo maior para realizá-la, para isto, a dica é você ter no máximo duas grandes metas para o ano, sendo persistente e ao mesmo tempo, paciente. Assim, fica mais fácil administrar melhor cada uma delas, de modo que você possa chegar ao final do ano com ambas realizadas.
Pense nisso, realize seus sonhos, supere suas metas e seja DEZ em 2010!

Eduardo Frederico