quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A qualidade de vida e o bem estar das pessoas

                                                     
A vida pode ser definida como sendo a maior riqueza que nós podemos ter, ou seja, é o ponto de partida para conquistarmos o que desejamos e o que temos em mente como objetivos pessoais. No entanto, devido a tantos desafios e dificuldades pelas quais passamos, esse “tesouro” que nós temos e que chamamos de vida, torna-se muitas vezes ameaçado, seja por questões patológicas ou por questões sócio-econômicas, nas quais inclui-se a violência urbana, a falta de segurança, entre outros.

A verdade é que desfrutar de um perfeito bem estar físico e psicológico, nem sempre depende de nós mesmos. Não é raro vermos a nossa dignidade “ferida”, nossos sentimentos ignorados e os nossos direitos violados e até a nossa própria vida, o bem maior que alguém pode possuir, ser colocada em segundo plano.

Os direitos sociais, como saúde, educação, moradia, alimentação, trabalho e lazer, responsáveis por oferecer uma melhor qualidade de vida ao cidadão e que deveriam obrigatoriamente, ser estendidos a todas as pessoas, são privilégios apenas de uma minoria “afortunada” da população.

Entendemos como bem-estar, o momento de nossas vidas em que há um atendimento das necessidades básicas necessárias à qualidade de vida. Mas será que o bem-estar e a qualidade de vida, estão atrelados apenas ao atendimento das necessidades básicas de um indivíduo?  Se olharmos no sentido mais amplo, veremos que não é verdade.

Isso só ocorre porque alguém pode ter qualidade de vida através de bens materiais como por exemplo, dinheiro, moradia, carros, etc, mas no entanto, faltar-lhe o bem-estar na alma e no corpo, pois sabemos que corpo, mente e espírito, devem estar em perfeita harmonia e associados, para que possam estabelecer o equilíbrio necessário à vida.

Ter “tudo” ao nível material, não nos garante chegar ao ápice do equilíbrio entre corpo, mente e espírito, que são responsáveis pelo perfeito bem-estar físico e psicológico, com qualidade de vida, embora saibamos que algumas conquistas materiais, contribuem para uma melhor qualidade de vida, claro, seria hipocrisia desconsiderar tal fato.

Seguindo essa linha, podemos chegar a uma conclusão de que, o que leva uma pessoa a atingir os níveis ideais de bem-estar, não são apenas as oportunidades ao longo de sua vida e sim, o conjunto de fatores que, se bem associados e assimilados pelo fantástico trio, corpo, mente e espírito, e ainda adicionados a uma boa dose de atitudes, lhe conduzirão ao sucesso. Pense nisso, corra em busca do seu equilíbrio!

Por  Eduardo Frederico

Um comentário:

  1. Qualidade de vida o que é mesmo?? é ser realmente realizanda em tudo ou quaser tudo?? é ter tudo..... as vezes fico procurando esta qualidade de vida!! não sei se já conquistei ou ainda vou conquistar??? Me a ajuda Eduardo Frederico!!! obrigado!!! espero uma resposta.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre este artigo, sua opinião é muito importante para melhorarmos cada vez mais nosso blog.

Muito obrigado!