segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Atendimento e vendas: Entrevista ao Jornal Exclusivo

Normalmente o atendente do caixa é uma pessoa que fica só nesta área da loja, cabendo a outros vendedores a abordagem ao cliente. Essa fórmula, contudo, vem sendo questionada por muitos especialistas. O professor e consultor de vendas e atendimento Eduardo Frederico Dias Pereira de Oliveira (Recife/PE), diz que, além de não ser correta, esta é uma fórmula obsoleta. "Dentro de uma organização, todos são vendedores e, tanto o empregado quanto a empresa, devem assumir essa postura se quiserem garantir sua empregabilidade e sobrevivência no mercado", frisa.


Ele enfatiza que a maioria dos negócios no varejo não podem se dar ao luxo de ter em seus quadros apenas profissionais "especialistas" em determinadas áreas. O diferencial competitivo não está no produto que se vende ou no serviço que se presta, mas no atendimento e no entendimento das necessidades do cliente. "Focar o cliente, prestando-lhe um atendimento eficiente e eficaz, desde a entrada dele na loja até a entrega do produto em seu domicílio, passa a ser a principal preocupação das empresas com gestão moderna", conclui.

Por: Lia Nara Bau

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