terça-feira, 22 de setembro de 2009

O chefe do processo e o líder de pessoas


Mesmo diante de um cenário onde os resultados são caprichosamente perseguidos pelas organizações e os trabalhadores são avaliados mais pelo que produzem, do que pelo que sabem, a competência de saber liderar pessoas está cada vez mais disputada no mercado de trabalho. Embora saibamos que a maioria das organizações do mundo moderno ainda classifica o processo como sendo fundamental para o alcance dos objetivos, é sabido que focar apenas o processo não garante por si só o sucesso da organização. Vivemos hoje, o que chamamos de era do conhecimento, e a gestão desse conhecimento deve ser administrada tanto quanto a gestão dos processos oragnizacionais.

É nesse contexto que entra a decisiva participação da liderança, diferentemente daquela existente na era industrial, onde o capital humano era visto como um mero recurso do processo, ou seja, sem as mínimas condições de trabalho, se não estivesse produtivo, poderia facilmente ser substituido, como fazem com as máquinas e os equipamentos defeituosos. Nesse caso, justificava-se a presença de um "chefe", supervisionando os processos e cobrando os resultados, o que não se encaixa na realidade atual, embora muitas organizações que conhecemos, ainda estão com a gestão voltada para a era industrial, ou seja, possuem mais "chefes" do que líderes.

As organizações precisam entender que a busca por produtividade, crescimento, satisfação dos clientes e lucros, passam necessariamente por uma bem elaborada gestão de pessoas. Para isso a eliminação de "chefes" e a captação de líderes, fazem parte de uma mudança comportamental dentro das organizações, tornando-as mais humanitárias e despertando nas pessoas o desejo de trabalhar na instituição, afinal nunca é demais lembrar que os objetivos estratégicos de uma organização só serão alcançados quando estes estiverem alinhados com os objetivos pessoais de seus colaboradores.

Portanto caríssimos leitores, se sua organização está recheada de "chefes", prepare-se: pois ela pode estar fadada ao fracasso. A dinâmica do mundo moderno não oferece espaço para este tipo medieval de gestão organizacional e como aconteceu com o titanic, se ela afundar, certamente levará todos com ela.


por Eduardo Frederico

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segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Confira dez passos para envolver funcionários nos interesses da empresa

Saber como se posicionar, cuidar da imagem e desenvolver um marketing pessoal são estratégias fundamentais para se destacar no mercado. Esta é uma preocupação que não tem idade e está relacionada a todos os tipos de cargos e funções. O sucesso profissional muitas vezes é medido pela imagem e marketing pessoal, confirma Sabina Donateli, parceira da Career Center, que atende como consultora a diferentes profissionais. Ela acrescenta que, independente da roupa, relógio, carro ou notebook, “a energia positiva e o entusiasmo pelo que se quer e pelo que se faz, transmitidos na imagem, na voz e no posicionamento do profissional, são fatores que também influenciam no sucesso”.Para enfrentar esta exigência de uma sociedade cada vez mais visual, conheça as dicas de Sabina Donateli para transmitir uma boa imagem pessoal e comportamental:
Consciência corporal: uma postura correta transmite a impressão de segurança e confiança ao entrevistador;
Formas de expressão: evite falar perto e/ou alto demais, não use o gerúndio; evite expressões de novelas ou populares, e nunca use palavrões e gírias;
Modismos: atenção aos modismos de brinco, fivelas e piercing. Discrição e o bom senso têm que prevalecer;
Maquiagem: mulheres podem aproveitar da maquiagem aos 20 anos, fazer alguns pequenos corretivos aos 40 anos e sofisticar aos 50 anos;
Acessórios: cuidado com relógios e pulseiras; utilize sapatos apresentáveis, nunca use meias brancas ou desfiadas;
Cores: tente usar cores discretas e neutras. Tenha roupas bem acabadas e estruturadas. Invista em bons tecidos – algodão de preferência;
Roupas: cuidado com o comprimento das saias; evite os decotes, as transparências e os babados;
Celular: sempre desligado em reuniões; se precisar deixar ligado, informe que está aguardando uma ligação; sempre se identifique e pergunte se a pessoa pode atendê-lo antes de iniciar a conversa; cuidado com os toques engraçados;
Cuidados com os cabelos: mulheres devem estar sempre com o cabelo bem cortado e procurar não movimentá-los muito; homens devem ter atenção com a barba, tem que estar bem aparada.
Ao telefone: sempre sorria, a pessoa do outro lado perceberá a sua postura simpática. Não fale alto demais, evite fofocas, seja breve. Além de criar uma imagem ligada à credibilidade e competência, procure estar sempre pronto e capacitado para a concretização dos seus objetivos.

Por Fábio Bandeira de Mello - www.administradores.com.br


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