sexta-feira, 13 de março de 2009

Os filhos são como navio



Ao olhar um navio no porto, imaginamos que ele esteja em seu lugar mais seguro, protegido por uma forte âncora.
Mal sabemos que ali está em preparação, abastecimento e provisão para se lançar ao mar, ao destino para o qual foi criado, indo ao encontro das próprias aventuras e riscos.
Dependendo do que a força da natureza lhes reserva, poderá ter que desviar da rota, traçar outros caminhos ou procurar outros portos.
Certamente retornará fortalecido pelo aprendizado adquirido, mais enriquecido pelas diferentes culturas percorridas. E haverá muita gente no porto feliz à sua espera.
Assim são os FILHOS. Estes têm nos PAIS o seu porto seguro até que se tornem independentes.
Por mais segurança, sentimentos de preservação e de manutenção que possam sentir junto aos seus pais, eles nasceram para singrar os mares da vida, correr seus próprios riscos e viver suas próprias aventuras.
Certo que levarão consigo os exemplos dos pais, o que eles aprenderam e os conhecimentos da escola, mas a principal provisão, além das materiais, estará no interior de cada um:
A CAPACIDADE DE SER FELIZ.
Sabemos, no entanto, que não existe felicidade pronta, algo que se guarda num esconderijo para ser doada, transmitida a alguém.
O lugar mais seguro que o navio pode estar é o porto. Mas ele não foi feito para permanecer ali.
Os pais também pensam que sejam o porto seguro dos filhos, mas não podem se esquecer do dever de prepará-los para navegar mar a dentro e encontrar o seu próprio lugar, onde se sintam seguros, certos de que deverão ser, em outro tempo, este porto para outros seres.
Ninguém pode traçar o destino dos filhos, mas deve estar consciente de que na bagagem devem levar VALORES herdados como:
HUMILDADE, HUMANIDADE,HONESTIDADE, DISCIPLINA, GRATIDÃO E GENEROSIDADE.
Filhos nascem dos pais, mas devem se tornar CIDADÃOS DO MUNDO. Os pais podem querer o sorriso dos filhos, mas não podem sorrir por eles. Podem desejar e contribuir para a felicidade dos filhos, mas não podem ser felizes por eles.
A FELICIDADE CONSISTE EM TER UM IDEAL A BUSCAR E TER A CERTEZA DE ESTAR DANDO PASSOS FIRMES NO CAMINHO DA BUSCA.
Os pais não devem seguir os passos dos filhos e nem devem estes descansar no que os pais conquistaram. Devem os filhos seguir de onde os pais chegaram, de seu porto, e, como os navios, partirem para as próprias conquistas e aventuras.
"QUEM AMA EDUCA".
Mas, para isso, precisam ser preparados e amados, na certeza de que:
"COMO É DIFÍCIL SOLTAR AS AMARRAS"


Autor desconhecido

terça-feira, 10 de março de 2009

Os 3 grandes pilares da vida




Tudo o que somos, que fazemos, que conquistamos e que ainda estamos por conquistar, possuem , como base de sustentação três grandes eixos que chamamos "pilares da vida". Esses pilares nos darão sustento necessário para edificarmos a construção do nosso futuro. Mas esse futuro, como qualquer grande edificação, precisa ser construido de forma sólida e resistente, para que não venhamos a tombar diante de inusitados imprevistos que a vida nos reserva.

Os pilares dos quais estamos falando, são os valores, os sonhos e as metas, toda a nossa existência é fundamentada em cima destas três grandes colunas, veja o que fundamenta esta tese:

Valores: Teus valores te dirão quem tu és, sejam eles, éticos, morais, espirituais e/ou comportamentais, não podendo ser encontrados nas grandes obras, que repousam nas prateleiras das bibliotecas das grandes universidades e sim, nas páginas da vida real; valores estes, que são transmitidos por nossos pais e por nossos mestres que, através dos seus ensinamentos, contribuíram para a edficação da nossa formação educacional, do nosso caráter e da nossa dignidade, transformando-nos em filhos, pais, irmãos e amigos de valores inestimáveis.

Sonhos: O segundo grande pilar de nossa vida é a capacidade que temos de sonhar, como já dizia o astronauta Marcos Pontes: "Sonhar é super importante e necessário, mas não é o bastante. É preciso dedicação, determinação, trabalho e persistência para conseguir chegar lá!”. Afinal, há sonhos que podem durar toda uma vida, sem que no entanto, sejam realizados. Nossos sonhos funcionam como o combustível de nossas vidas; precisamos reabastecer sempre, pois quem pára de sonhar, também pára de viver. Se realizou um sonho hoje, você precisa já ter outro para substituí-lo imediatamente, para não correr o risco de ficar com uma lacuna na sua vida e amanhã ou depois, seus filhos e netos lhe perguntarem, o que você fez, nesse período da sua vida, você não tenha que responder que foi o período em que você não teve sonhos. Pense nisso, seja perseverante, defenda seus sonhos e trace objetivos e metas que estejam alinhadas com a concretização desse sonho.

Metas: Toda meta parte de um sonho. Como já falei anteriormente, os sonhos atuam como combustíveis para a nossa vida, mas necessita que você estabeleça um prazo de vencimento para este sonho, pois para transformar um sonho em realidade, precisamos traçar objetivos e metas. Os objetivos e as estratégias, te dirão de que forma você chegará lá, são caminhos que deverão estar sendo sempre monitorados, para que você possa saber se estar se aproximando ou não de sua meta. A meta é o desafio a ser alcançado, é a superação e a sua motivação para novas conquistas. Cada um de nós, temos valores, sonhos e metas, a diferença entre as pessoas estar na forma como se administra estes pilares.
Por Eduardo Frederico
Artigos | Diretório de Artigos Gratuitos

segunda-feira, 9 de março de 2009

Agregando valores ao trabalho e a vida.


Resolvi escrever este artigo para homenagear aqueles profissionais, de qualquer ramo de trabalho, que no dia-a-dia procura agregar valor as pessoas através de sua atividade profissional. são inúmeros profissionais que todos os dias saem para trabalhar com a missão de encantar pessoas através da satisfação em gostar do que se faz. Quando o profissional gosta do que se faz, ele encanta e procura agregar valor a todos que fazem parte de sua rotina diária.

Pessoas realmente felizes são aquelas que procuram fazer outras pessoas felizes, que se realizam através da realização de outros, que ajudam as pessoas a concretizarem seus sonhos. Pessoas assim existem aos milhares, procure estar perto delas, encontre-as pois pessoas felizes atraem pessoas felizes, ...e pessoas tristes tendem a ter pessoas tristes ao seu redor. Isso é o que mostra o estudo do sociólogo Nicholas Christakis e do cientista político James Fowler. Portanto, seja qual for sua profissão, dê o melhor de si e faça a diferença como profissional para colher resultados futuros.

Por Eduardo Frederico