segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O Produto Educação


O Produto Educação

Imaginem um produto de natureza intangível e que todos tenham a necessidade de possuí-lo, que seja perecível, haja vista que quem o adquire, necessite atualizá-lo sempre que necessário.
Imaginem um produto que diante das mudanças do mundo moderno, seja hoje, o principal recurso das pessoas e das organizações para o alcance de seus objetivos.
Imaginem um produto que não necessite ser oferecido de porta em porta, visto que os consumidores o procuram nas "indústrias" por necessitarem muito adquirí-lo.
Imaginem vocês, um produto que quanto mais se tem, mais dele se precisa e que para isso, não há necessidade de se ter um grande espaço ou um grande depósito para armazená-lo e sim, um comportamento humano chamado "atitude para querer aprender".
Imaginem todos, um produto que embora seja reconhecidamente o principal fator de sucesso e de crescimento para as pessoas, para as organizações e para o País, ele chega imensamente defasado e com qualidade duvidosa à maioria da população, e quando essa mesma população tem a oportunidade de buscá-la nas “indústrias” que produzem este produto com qualidade, que são as Universidades, este produto, intangível por natureza, passa a ter características de tangibilidade, ou seja, ele pode literalmente ser vendido, de forma ilícita e inescrupulosa, a pessoas detentoras de valores materiais e não intelectuais, como deveria ser, haja visto os últimos escândalos envolvendo, infelizmente, o acesso a este produto. Não que os intelectuais também pudesse adquirí-lo de forma ilícita e sim, através do seu conhecimento.
Mais que produto é esse, tão importante, tão significativo e ao mesmo tempo tão desprezado e remanejado sempre a outros planos que não o primeiro? Pois bem senhores, este produto do qual estamos falando chama-se Educação.
Num mundo em que cada vez mais, o conhecimento passa a ser o principal produto, produzir educação com qualidade e consumí-la da melhor forma, passa a ser um diferencial competitivo, tanto para as organizações, quanto para as pessoas. As “indústrias” (escolas, faculdades e universidades) fabricantes deste valiosíssimo produto chamado educação, tem o dever de promover a seus clientes, um produto com a qualidade necessária ao desenvolvimento de todos e consequentemente da nação.
É com base nesse compromisso com a educação, que se forma um País de verdade, constituído de homens e mulheres capazes de contribuir com o seu conhecimento para o desenvolvimento de uma nação.

                                                                                         Por Eduardo Frederico

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