terça-feira, 10 de março de 2009

Os 3 grandes pilares da vida




Tudo o que somos, que fazemos, que conquistamos e que ainda estamos por conquistar, possuem , como base de sustentação três grandes eixos que chamamos "pilares da vida". Esses pilares nos darão sustento necessário para edificarmos a construção do nosso futuro. Mas esse futuro, como qualquer grande edificação, precisa ser construido de forma sólida e resistente, para que não venhamos a tombar diante de inusitados imprevistos que a vida nos reserva.

Os pilares dos quais estamos falando, são os valores, os sonhos e as metas, toda a nossa existência é fundamentada em cima destas três grandes colunas, veja o que fundamenta esta tese:

Valores: Teus valores te dirão quem tu és, sejam eles, éticos, morais, espirituais e/ou comportamentais, não podendo ser encontrados nas grandes obras, que repousam nas prateleiras das bibliotecas das grandes universidades e sim, nas páginas da vida real; valores estes, que são transmitidos por nossos pais e por nossos mestres que, através dos seus ensinamentos, contribuíram para a edficação da nossa formação educacional, do nosso caráter e da nossa dignidade, transformando-nos em filhos, pais, irmãos e amigos de valores inestimáveis.

Sonhos: O segundo grande pilar de nossa vida é a capacidade que temos de sonhar, como já dizia o astronauta Marcos Pontes: "Sonhar é super importante e necessário, mas não é o bastante. É preciso dedicação, determinação, trabalho e persistência para conseguir chegar lá!”. Afinal, há sonhos que podem durar toda uma vida, sem que no entanto, sejam realizados. Nossos sonhos funcionam como o combustível de nossas vidas; precisamos reabastecer sempre, pois quem pára de sonhar, também pára de viver. Se realizou um sonho hoje, você precisa já ter outro para substituí-lo imediatamente, para não correr o risco de ficar com uma lacuna na sua vida e amanhã ou depois, seus filhos e netos lhe perguntarem, o que você fez, nesse período da sua vida, você não tenha que responder que foi o período em que você não teve sonhos. Pense nisso, seja perseverante, defenda seus sonhos e trace objetivos e metas que estejam alinhadas com a concretização desse sonho.

Metas: Toda meta parte de um sonho. Como já falei anteriormente, os sonhos atuam como combustíveis para a nossa vida, mas necessita que você estabeleça um prazo de vencimento para este sonho, pois para transformar um sonho em realidade, precisamos traçar objetivos e metas. Os objetivos e as estratégias, te dirão de que forma você chegará lá, são caminhos que deverão estar sendo sempre monitorados, para que você possa saber se estar se aproximando ou não de sua meta. A meta é o desafio a ser alcançado, é a superação e a sua motivação para novas conquistas. Cada um de nós, temos valores, sonhos e metas, a diferença entre as pessoas estar na forma como se administra estes pilares.
Por Eduardo Frederico
Artigos | Diretório de Artigos Gratuitos

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário sobre este artigo, sua opinião é muito importante para melhorarmos cada vez mais nosso blog.

Muito obrigado!