terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O mundo maravilhoso das vendas


Imaginem vocês uma profissão que a maioria daqueles que estão nela iniciaram por falta de opção.
Imaginem vocês uma profissão que lhe faz ser visto pelo cliente como o cara mais chato do mundo.
Imaginem vocês uma profissão que apesar de ser considerada a mais antiga do mundo, ninguém fala dela na infância ou na adolescência.


Pois bem, senhores, essa profissão é a de vendedor. Apesar de uma série de fatores negativos e discriminatórios, essa mesma profissão tem o poder de te encantar, tem o poder de te relacionar com as pessoas de uma forma fantástica, tem o poder de aumentar teu leque de amigos, tem o poder de fazer você crescer como pessoa e como profissional, tem o poder de fazer você ser reconhecido pelo seu trabalho, tem o poder de tornar você exclusivo para muitas pessoas, tem o poder de fazer com que você entenda melhor as outras pessoas.
Essa magia que aos poucos vai lhe contagiando e vai fazendo você se apaixonar por esse mundo maravilhoso das vendas.


O vendedor apaixonado pelo que faz, está sempre em processo de venda, seja no trabalho, seja com os amigos, seja com a família, ele nunca mais vai deixar de vender. Há uma frase minha que diz assim: Eu posso deixar de trabalhar, mas jamais irei deixar de vender.

O mundo das vendas , propicia ao profissional, a capacidade de transformar seus produtos e serviços em experiências positivas que serão inesquecíveis para seus clientes, pois quando ele passa a ter a consciência de que simplesmente não vende apenas produtos ou serviços e sim, sonhos, conquistas, realizações, projetos de vida, certamente ele estará no caminho certo da fidelização do cliente e consequentemente do seu sucesso profissional.

Para viver dignamente, é preciso gostar daquilo que se faz, mas para ter sucesso na vida, é preciso amar o que se faz. Certa vez, estava num Shopping e encontrei um amigo de infância que há muito tempo não o via, e no meio daquela conversa toda, perguntei-lhe o que fazia da vida e ele me respondeu “sou vendedor, por enquanto, mas estou procurando coisa melhor”. Esta é uma típica resposta de alguém que não gosta do que faz.


Infelizmente estamos cansados de ver pessoas totalmente despreparadas trabalhando com vendas e atendimento ao cliente e isso passa a ser responsabilidade de quem os contrata para aquele cargo, pois muitas vezes, a seleção não se baseia no perfil profissional e sim em outros fatores que não agregam valor nenhum a aptidão daquele profissional para o cargo pretendido. Quem perde com isso? A empresa que contratou e mantém no cargo um profissional desmotivado. E o profissional, que está fazendo aquilo que não gosta.

Costumo falar em meus treinamentos de vendas que todos nós nascemos vendedores, depois nos tornamos normais, pois desde de bebê já aprendemos a negociar, vender e convencer. Portanto já nascemos no mundo maravilhoso das vendas, o mundo em que as oportunidades estão batendo a sua porta, o sucesso anda ao seu lado, basta você estar atento, atualizado, motivado e gostar de pessoas. Pois as oprtunidades muitas vezes são para todos, mas só os mais bem preparados e bem relacionados obtêm sucesso.


Concluo este artigo com uma frase do consultor Mark Sanborn:


“O que transforma qualquer ato em algo extraordinário é o fato de fazermos aquilo com o coração
e o que transforma qualquer vida numa existência extraordinária, é o fato de ser vivida com amor”


Boas vendas e ótimas oportunidades!


Por Eduardo Frederico

2 comentários:

  1. Ótimo artigo. Perfeito exatamente minha mãe.

    ResponderExcluir
  2. Gostei!

    Vender não é fácil, e quando é feito por quem vê a profissão como uma "valvula de escape" realmente é terrível, para ele que é infeliz, pelo cliente que sempre é mal atendido, pelo empreendedor que o contratou e tem seu negócio arruinado pelo péssimo atendimento.

    Quem gosta e se identifica com a profissão deve procurar formas de se auto motivar todos os dias e fazer a "mágica acontecer".


    Luciana Cunha

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre este artigo, sua opinião é muito importante para melhorarmos cada vez mais nosso blog.

Muito obrigado!