quinta-feira, 22 de novembro de 2007

O Que meu cliente espera de mim?

Esta é uma pergunta que, periodicamente deveria ser feita por todos os vendedores, a si mesmo. Costumamos ser bastante exigentes quando estamos na posição de cliente. Queremos atendimento diferenciado, vendedores sorridentes, simpatia, gentileza, cortesia, produtos e serviços de qualidades, preços acessíveis, cumprimento de prazos, etc.. Mas será que oferecemos tudo isso ao nosso cliente, quando na posição de vendedores?



Será que você compraria a um vendedor que se apresentasse de cara fechada, mal humorado, apressado para largar, que tentasse nos empurrar produtos de qualidade duvidosa, ou serviços mais caros, quando havia outro com preço mais acessível e que atendia a sua necessidade naquele momento?

Será que você compraria a um vendedor que não compreendesse que, o que você quer, é simplesmente ser bem atendido e não apenas comprar?

Milhões de Reais são jogados fora por empresas que investem pesado em marketing para atrair clientes. Mas do que adianta investir tanto em propagandas e marketing, se não preparararmos os vendedores para atender bem os nossos clientes?

O falecido Comandante Rolim, ex-dono da Empresa Aérea TAM, deu o maior exemplo do que não devemos fazer com os nossos clientes: No vôo inaugural para Miami, ele convidou Atendentes, Pilotos e Comissários de Bordo da Empresa para passarem um final de semana em Miami e, propositadamente, ofereceu para eles, uma "viagem inesquecível", do ponto de vista negativo, trocando o destino das bagagens, oferecendo um serviço de bordo de péssima qualidade, atrasando o vôo, etc...


Ao chegar ao destino final, ele reuniu a todos e falou: Como vocês estão se sentindo? Vocês estão satisfeitos? Vocês usariam de novo ou indicariam nossos serviços para alguém? Pois saibam senhoras e senhores, que tudo que ocorreu nessa viagem, foi proposital, para que os senhores saibam como os nossos clientes se sentem quando acontece com eles.

Essas e outras atitudes do Comandante e seguidas pelos que comandam a TAM hoje, simplesmente a tornaram, uma das maiores empresas de aviação do mundo, voltada principalmente para, a satisfação dos seus clientes. (Fonte Revista de bordo da TAM).

Portanto, meu caro profissional de vendas, cabe a nós refletirmos nosso posicionamento perante o cliente, estabelecendo o exercício da empatia, colocando-se no lugar do cliente e procurando sentir o que o cliente sente naquele momento, faça essa experiência e faça seu cliente feliz!

Por Eduardo Frederico

3 comentários:

  1. Acredito que so a axcelencia do atendimento fara a diferencia no mercado atual . Pois o cliente que procura algum produto ou serviço , quer ter vantagens para si.
    Grande abraço.
    Att,
    ricardozatti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Weslley Jose de Brito3 de outubro de 2009 às 06:19

    Temos q está preparado para recebelos de forma diferenciada, afinal o cliente ja tras com sigo o pensamento negativo de como será tratado, nao espera um atendimento voltado a sua suma importância, e é aqui que entra a questão de sermos simpáticos e epáticos com o mesmo. Não existe empresa 100% com colaboradores 50%. Temos q ser hoje melhor q ontem e amanhã melhor que hoje.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante esse post. Eu trabalho com atendimento. Só que o que vendo é serviços. Este não fica de fora. O cliente realmente quer ser bem atendido, que sejamos empáticos e trabalhemos com sinceridade. Eu aplico muito isso na minha empresa.
    hugo-spawn@hotmail.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário sobre este artigo, sua opinião é muito importante para melhorarmos cada vez mais nosso blog.

Muito obrigado!